quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A saga da recuperação

Nunca imaginei dor tão aguda assim.

Eu estou acostumada a ter dores nos joelhos, convivo com elas desde meus 12 anos, quando luxei meu joelho pela primeira vez e rompi o tendão.  Durante 23 anos "me acostumei" a conviver diariamente com dores.

Mas, a dor de um pós operatório de joelho é algo desumano.  A cirurgia foi bem grande, o médico fez - grossamente falando - 3 cirurgias em uma no meu joelho.  Houve perfuração do fêmur (de lado a lado), colocação de pinos e anzóis, enxerto de cartilagem na patela, reconstrução do tendão (basicamente uma "ponte de safena" de tendão, tiraram um pedaço de tendão da tíbia e recolocaram na patela), entre outras coisinhas mais.

Seria natural ter dor depois de tanta manipulação e ainda manipulaçao de osso.  Massssssss, jamais imaginei que a dor fosse assim tão intensa e insuportável.  Nos picos de dor, eu quase não conseguia respirar, cheguei a tomar morfina no hospital.

Sai do hospital em 3 dias.  Fui para casa.  Em casa, sem o coquetel de analgésicos e sem o dreno no joelho (que aliviava o acúmulo de líquidos e consequentemente a dor), tive outro surto de dor aguda.  Voltei para o hospital e fiquei internada mais um dia.

Agora estou bem melhor.  A dor está aqui comigo, uma dor de pós operatório (intensa), mas dor suportável.  As limitações são muitas.  Para fazer xixi, por exemplo, eu demoro uns 15minutos - considerando-se que o banheiro fica a 5 passos da minha cama.

Mas eu sei que tenho que ter paciência e encarar o "um dia depois do outro".  Fiz uma cirurgia grande no joelho há uma semana e isso tem consequencias.  Tenho que respeitar minhas limitações, encarar firme a fisioterapia e ter fé de que tudo isso vai passar no tempo certo.  Enquanto isso, entrego a Deus toda a dor e todas as limitações, sei que nada disso é em vão.

Por enquanto, não consegui retomar as novidades da loja.  Por mais que o joelho não limite minhas mãos, a medicação limita - durmo praticamente o dia todo.  Mas o quanto antes eu conseguir, vou retomar todas as atividades.

E já deixo aqui a dica:  cupcakes!  Teremos cupcakes em pedraria!  Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário